Informações

Outras Informações

LINKS


PLANILHAS DE AULAS DE  E.A.E. (Início e/ou Reposição)

Album de fotos da FEIR
Esse flickr todos poderão usar, para trocar fotos com seus colegas.
Peça a senha e detalhes de como utilizar para o email alebenatti@hotmail.com

Link sobre filosofia espírita

Site da Aliança Espírita Evangélica


Músicas e Vídeos

Quanta Luz

Prece de Cáritas


Oração de São Francisco de Assis



Pai Nosso Aramaico











Ó Força Procriadora! Pai-Mãe dos Cosmos,
Focaliza Tua Luz dentro de nós, tornando-a útil.
Cria Teu reino de Unidade, agora
O Teu desejo Uno atue então com o nosso, assim como em toda luz e em todas as formas.
Dá-nos todos os dias o que necessitamos em pão e entendimento.
Desfaz os laços dos erros que nos prendem, assim como nós soltamos as amarras com que aprisionamos a culpa dos nossos irmãos.
Não permitas que as coisas superficiais nos iludam
Mas liberta-nos de tudo o que nos detém.
De ti nasce toda vontade reinante,
o poder e a força viva da ação,
A canção que se renova de idade
a idade e a tudo embeleza.
Possa a sua verdade, poder e canção ser o solo fecundo
do qual cresçam todas as minhas ações.
Assim seja.

Evangelho no Lar
A finalidade do Evangelho no Lar é o aprendizado dos ensinamentos de Jesus para sua aplicação na vida prática, não devendo, portanto, ser transformado em sessão mediúnica.


Culto Cristão no Lar

O culto do Evangelho no lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte, onde o Cristianismo lança raízes de aperfeiçoamento e sublimação.
A Boa Nova  seguiu a Manjedoura para as praças públicas e avançou da casa humilde de Simão Pedro para a glorificação no Pentecostes. 
A palavra do Senhor soou, primeiramente, sob o teto simples de Nazaré e, certo, se fará ouvir de novo, por nosso intermédio, antes de tudo, no círculo dos nossos familiares e afeiçoados, com os quais devemos atender às obrigações que nos competem no tempo.
Quando o ensinamento do Mestre vibra entre as quatro paredes de um templo doméstico, os sacrifícios tecem a felicidade comum.
A observação impensada é ouvida sem revolta.
A calúnia é isolada no algodão do silêncio.
A enfermidade é recebida com calma.
O erro alheio obtém compaixão.
A maldade não encontra brechas para insinuar-se.
E ai, dentro desse paraíso que alguns já estão edificando, a benefício deles e dos outros, o estimulo é cântico de solidariedade incessante, a bondade é uma fonte inexaurível de paz e entendimento, a gentileza é a inspiração de todas as horas, o sorriso é a senha de cada um e a palavra permanece revestida de luz, vinculada ao amor que o Amigo  Celeste nos legou.
Somente depois da experiência evangélica no lar, o coração está realmente habilitado para distribuir o pão divino da Boa Nova, junto da multidão, embora devamos o esclarecimento amigo e o conselho santificante aos companheiros da romagem humana em todas as circunstâncias.
Não olvidemos, assim, os impositivos da aplicação com o Cristo, no santuário familiar, onde nos cabe o exemplo de paciência, compreensão, fraternidade, serviço, fé e bom ânimo, sob o reinado legítimo do amor, porque estudando a Palavra do Céu em quatro Evangelhos, que constituem o Testamento da Luz, somos cada um de nós, o quinto Evangelho inacabado, mas vivo e atuante, que estamos escrevendo com os próprios testemunhos, a fim de que nossa vida seja uma revelação de Jesus, aberta ao olhar e à apreciação de todos, sem necessidade de utilizarmos muitas palavras na advertência ou na pregação.
Emmanuel  
Texto recebido pelo médium Francisco Cândido Xavier

1- O que é o Evangelho no Lar?
É uma reunião dos integrantes da família, onde se estuda os ensinamentos de Jesus, com base no O Evangelho Segundo o Espiritismo. Sua prática constante visa a reflexão sobre nossa conduta diária e adequação de nossos atos dentro dos princípios cristãos, propiciando, ainda uma higienização da atmosfera psíquica do lar.
O Evangelho no Lar não deve ser transformado em uma sessão mediúnica e, sob insistente recomendação do Plano Espiritual Maior, não se devem realizar sessões de desenvolvimento mediúnico ou de desobsessão no ambiente familiar, pois os lares não estão preparados para esses tipos de trabalhos, que requerem condições vibratórias especiais, só encontráveis nos Centros Espíritas. 

2- Como implantar o Evangelho no Lar?
Determine, ao menos uma vez na semana, um horário que seja conveniente para a família, tendo em mente que o Evangelho dura, em média 30 minutos e não deve prolongar-se excessivamente. Respeitando sempre o dia e o horário, reuna-se com o maior número possível de componentes de seu lar.
Crianças podem tomar parte da reunião, executando tarefas como fazer a prece de abertura ou de encerramento. Visitantes ocasionais podem ser convidados a participar, explicando, caso não sejam espíritas, que não se trata de sessão espírita, mas de um breve estudo do Evangelho, seguido de preces.

3- Por quanto tempo deve ser realizado o Evangelho no Lar?
Sua prática deverá ser constante; salvo circunstâncias especialíssimas, nada deverá impedir sua realização. Mesmo que somente um membro da família esteja em casa no momento aprazado, o Evangelho deverá ser lido em voz alta, seguindo os mesmos procedimentos rotineiros. Caso toda a família esteja ausente, porém reunida em lugar possível, deverá ser feito o Evangelho, no mesmo horário de costume.
O Evangelho no Lar é um recurso de extraordinária importância de que se utiliza o Plano Espiritual Superior para sustentar seu grandioso trabalho de amparo a toda a humanidade encarnada e desencarnada. Sua prática é um dever que todo espírita consciencioso, deve habituar-se.  

4- O que é preciso ter para a realização do Evangelho no Lar?
O desejo sincero de aprender e praticar os ensinamentos transmitidos por Jesus, um exemplo do O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardek, e um livro de mensagens

5- Qual é a rotina do Evangelho no Lar?
Inicia-se com uma prece de abertura, que deverá ser seguida mentalmente por todos. Logo após, deve ser lido um breve trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo, que deverá ser comentado por aqueles que o desejarem, para melhor compreensão dos ensinamentos que a passagem encerra. Pode, ainda, ser lida uma passagem de um livro de mensagens, que como o Evangelho deverá ser comentado sucintamente. No momento seguinte, todos unidos uns aos outros, concentram-se em Jesus e acompanhem mentalmente as vibrações. A reunião termina com uma prece de encerramento, agradecendo a Deus, a Jesus e aos Mentores Espirituais pela tarefa executada e pelas bençãos recebidas.
Música instrumental suave em volume brando favorece uma melhor ambientação para a realização do Evangelho.
Pode-se deixar água filtrada para ser fluidificada durante a reunião, devendo a mesma ser bebida por todos da família, logo ao término do Evangelho.     

Prece de Abertura
É uma oração simples, feita de coração, onde conversamos com Jesus expondo nossos propósitos da realização do Evangelho, pedindo sua companhia e dos Mentores Espirituais, solicitando permissão para o estudo do Evangelho e pedindo forças para nossa reforma íntima. Finaliza-se esta prece com um "Pai-Nosso". 

Leitura do Evangelho e de Mensagens
Tanto na leitura do Evangelho quanto na da mensagem o procedimento é o mesmo. Abre-se o livro "ao acaso", pedindo auxilio do Plano Espiritual Maior. Qualquer membro da família poderá ler, devendo os demais prestar atenção. Em seguida, à leitura todos os presentes que desejarem devem comentar sucintamente, em voz alta, o que entenderam do texto lido. O comentário da passagem lida não deverá tornar-se polêmico ou desviar-se do seu curso, a fim de que não se estabeleça conturbação vibratória.

Note que o Evangelho Segundo o Espiritismo possui uma numeração ao lado de alguns parágrafos. O trecho a ser lido é aquele compreendido por um único número. 

Vibrações 

São doações de energia em favor de nossos irmãos através do pensamento. Um membro da família deverá falar em voz alta para que todos escutem, e mentalizando Jesus, vibrem. Entre um e outro item das vibrações deverá haver uma pausa, para emissão de sentimentos de amor e fraternidade.

Podemos vibrar:
  • pela paz do mundo,
  • pelo amparo aos pobres,
  • pela saúde dos enfermos,
  • pela unificação das religiões,
  • por nossos familiares e amigos,
  • pelo reerguimento dos decaídos,
  • pela reabilitação dos presidiários,
  • por todos os trabalhadores do bem,
  • pela harmonia nos lares desajustados,
  • pela iluminação dos Espíritos sofredores,
  • pelo desenvolvimento espiritual da juventude,
  • pela confraternização com os nossos desafetos,
  • pela proteção aos velhos e crianças abandonados,
  • por nós mesmos
 Outros itens poderão ser incluídos 
 
Prece de Encerramento   
É um agradecimento a Deus, a Jesus e aos mentores pelos ensinamentos e bençãos recebidos durante o Evangelho e pela colaboração e companhia diária.   


Oração de Cura