Mensagens

 
14.

RECEITA DO PÃO INTEGRAL
Tomar um pouco de farinha da CARIDADE, branquinha e pura, peneirada pela razão, brotada do trabalho honesto do homem e do “ milagre ” da natureza e colocar na vasilha do  espírito.  Adicionar um pouco de água da ESPERANÇA, que pode ser colhida da lágrima ou do pranto da dor.
.......... Misturá-las bem, com muito esmero, na mesa da OPORTUNIDADE.
.......... Retirar um pouquinho do fermento da , com a alma transbordando de alegria, de convicção, de força.  Amassar tudo, com ideal elevado e jamais com o rancor dos vingativos, ou com o desânimo dos fracos, mas sempre com a PACIÊNCIA dos humildes, dos brandos, dos que acreditam na força do trabalho.
...........  Colocar tudo na forma do CORAÇÃO e enquanto espera crescer no calor dos SENTIMENTOS, orar para que a massa cresça e se desenvolva cada vez mais.
........... Quando crescido, leve-o ao forno dos TESTEMUNHOS, até que ele fique pronto, mas não tenha pressa, apenas espere com pensamentos positivos.  Vigiar seu cozimento é essencial e ao retirá-lo da forma da BOA VONTADE, ainda quente, cobri-lo com o guardanapo da HUMILDADE, para que o frio do orgulho não o abata.
........... Dividí-lo em porções, em fatias, em bocados para ser saboreado com o próximo, seja ele quem for, sem perguntar a sua raça, religião ou condição especial, torna o PÃO mais leve e generoso.
.......... Esta receita dá para muitas fatias, e serão maiores, se houver  FRATERNIDADE.  Ao tomar o Pão, com o respeito que ele merece, segurá-lo com as mãos juntas, como em prece, tendo os olhos fixos no infinito, agradecendo a Deus pela doação do perfeito alimento, na benção concedida.
.......... P.S.   Existem dois ingredientes que poderão ser adicionados à vontade, que são:  o Sal do PERDÃO e o Açúcar do AMOR...

Texto enviado por: Luzita Pedroso.

13.
EXTINÇÃO DO MAL

Pelo Espírito Bezerra de Menezes. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.
Livro: Brilhe Vossa Luz. Lição nº 21. Página 69.

Na didática de Deus, o mal não é recebido com a ênfase que caracteriza muita gente na Terra, quando se propõe a combatê-lo.
Por isso, a condenação não entra em linha de conta nas manifestações da Misericórdia Divina.
Nada de anátemas, gritos, baldões ou pragas.
A Lei de Deus determina, em qualquer parte, seja o mal destruído não pela violência, mas pela força pacífica e edificante do bem.
A propósito, meditemos.
O Senhor corrige:
- A ignorância com a instrução;
- O ódio com o amor;
- A necessidade com o socorro;
- O desequilíbrio com o reajuste;
- A ferida com o bálsamo;
- A dor com o sedativo;
- A doença com o remédio;
- A sombra com a luz;
- A fome com o alimento;
- O fogo com a água;
- A ofensa com o perdão;
- O desânimo com a esperança;
- A maldição com a benção.
Somente nós as criaturas humanas por vezes, acreditamos que um golpe seja capaz de sanar outro golpe.
Simples ilusão. O mal não suprime o mal.
Em razão disso, Jesus nos recomenda amar os inimigos e nos adverte de que a única energia suscetível de remover o mal e extingui-lo é e será sempre a força suprema do bem.

Texto enviado por:  Antônio Sávio de Resende - Tonhão

12.

LESÕES AFETIVAS

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.
Livro: Momentos de Ouro. Lição nº 31 Página 135.

Um tipo de auxílio raramente lembrado: o respeito que devemos uns aos outros na vida particular.
Caro é o preço que pagamos pelas lesões afetivas que provocamos nos outros.
Nas ocorrências da Terra de hoje, quando se escreve e se fala tanto, em torno de amor livre e de sexo liberado, muitos poucos são os companheiros encarnados que meditam nas consequências amargas dos votos não cumpridos.
Se habitas um corpo masculino, conforme as tarefas que foram assinaladas, se encontraste essa ou aquela irmã que se te afinou com o modo de ser, não lhe desarticules os sentimentos, a pretexto de amá-la, se não estás em condição de cumprir com à própria palavra, no que tange a promessas de amor.
E se moras presentemente num corpo feminino, para o desempenho de atividades determinadas, se surpreendestes esse ou aquele irmão que se harmonizou com as tuas preferências, não lhe perturbes a sensibilidade sob a desculpa de desejar-lhe a proteção, caso não estejas na posição de quem desfruta a possibilidade de honorificar os próprios compromissos.
Não comeces um romance de carinho a dois, quando não possas e nem queiras manter-lhe a continuidade.
O amor, sem dúvida, é lei da vida, mas não será lícito esquecer os suicídios e homicídios, os abortos e crimes na sombra, as retaliações e as injúrias que dilapidam ou arrasam a existência das vítimas, espoliados do afeto que lhes nutria as forças, cujas lágrimas e aflições clamam, perante a Divina Justiça, porque ninguém no mundo pode medir a resistência de um coração quando abandonado por outro e nem sabe a qualidade das reações que virão daqueles que enlouquecem, na dor da afeição incompreendida, quando isso acontece por nossa causa.
Certamente que muito desses delitos não estão catalogados nos estatutos da sociedade humana; entretanto, não passam despercebidos nas Leis de Deus que nos exigem, quando na condição de responsáveis, o resgate justo.
Tangendo este assunto, lembramo-nos automaticamente de Jesus, perante a multidão e a mulher sofredora, quando afirmou peremptório: -"aquele que estiver isento de culpa, atire a primeira pedra".
Todos nós, os espíritos vinculados à evolução da Terra, estamos altamente compromissados em matéria de amor e sexo, e, em matéria de amor e sexo irresponsáveis, não podemos estranhar os estudos respeitáveis nesse sentido, porque, um dia, todos seremos chamados a examinar semelhantes realidades, especialmente as que se relacionem conosco, que podem efetivamente ser muito amargas, mas que devem ser ditas.

Texto enviado por: Antônio Sávio de Resende - Tonhão


11.


COMEÇOS DE TAREFA

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.
Livro: Aulas da Vida. Lição nº 02. Página 16.

Diz você que deseja iniciar-se nos serviços do bem.
Não perca tempo na indecisão.
Eis aqui alguns modelos para começar:
- Experimente suportar sempre com paciência e carinho algum familiar de trato áspero;
- Nos recintos onde surjam atividades de natureza coletiva, ampare espontaneamente a algum enfermo ou a essa ou àquela criança incomodada que requisitem atenção;
- Procure, no campo do próprio dever, ofertar ao seu próprio trabalho alguns momentos de cooperação extra, sem a preocupação de obter gratificações ou elogios;
- Busque tornar menos pesado o dia de algum companheiro que você saiba em provação;
- Se você é o centro, mesmo involuntário, de algum fato desagradável, seja a primeira pessoa a sorrir, desfazendo tensões ou aborrecimentos capazes de aparecer;
- Não reclame;
- Não grite;
- Não condene;
- Não tema servir;
- Não se queixe.
Aqui ficam algumas indicações para os companheiros que aspirem a matricular-se na Seara do Bem.
Depois de iniciado semelhante trabalho, do ponto de vista externo, então passaremos às tarefas da renovação íntima, que são muito mais complexas e mais difíceis, é claro.

Texto enviado por: Antônio Sávio de Resende - Tonhão

10.

VITÓRIA DO AMOR



Enquanto vicejarem os sentimentos controvertidos da atual personalidade humana estereotipada nos clichês do imediatismo devorador; enquanto os impulsos sobrepujarem a razão nos choques dos interesses do gozo insensato; enquanto houver a predominância da natureza animal sobre a espiritual; enquanto as buscas humanas se restringirem aos limites estreitos do hoje e do agora, sem compreensão das consequências do amanhã e do depois, o ser humano arrastará a canga do sofrimento, estorcegando-se nas rudes amarras do desespero.
Assim mesmo, nesse ser primário que rugia na Terra em convulsão enquanto olhava sem entender os círios luminíferos que brilhavam no firmamento, o amor despontava. Esse lucilar que o impulsionou à saída da caverna, à conquista das terras pantanosas e das florestas, levando-o à construção das urbes, é o influxo divino nele existente, propelindo-o sempre para a frente e para o infinito.
Daquele ser grotesco, impulsivo, instintivo, ao homem moderno, tecnológico, paranormal, da atualidade, separa um grande pego.
Não obstante esse desenvolvimento expressivo, o rugir das paixões ainda o leva à agressão injustificável, tornando-o, não poucas vezes, belicoso e perverso, ou empurra-o para a insensatez dos gozos exacerbados dos sentidos mais grosseiros, nos quais se exaure e mais se perturba, dando curso a patologias físicas e emocionais variadas.
A marcha da evolução é lenta e eivada de escolhos.
Avança-se e recua-se, de forma que as novas conquistas se sedimentem, criando condicionamentos que transformem os atavismos vigentes em necessidades futuras, substituindo os impulsos automáticos por aspirações conscientes, para que tenha lugar o florescer da harmonia que passará a predominar em todos os movimentos humanos.
A insatisfação que existe em cada indivíduo é síndrome do nascimento de novos anseios que o conduzirão à plenitude, qual madrugada que vence de forma suave e quase imperceptivelmente a noite em predomínio...
Esse amanhecer psicológico é proporcionado pelo amor, que é fonte inexaurível de energias capazes de modificar todas as estruturas comportamentais do ser humano.
Sentimento existente em germe em todos os impulsos da vida, adquire sentido e expande-se no campo da emotividade humana, quando a razão alcança a dimensão cósmica, tornando-se fulcro de vida que se irradia em todas as direções.
Presente nos instintos, embora de forma automatista, exterioriza-se na posse e defesa dos descendentes, crescendo no rumo dos interesses básicos, para tornar-se indimensional nas aspirações do belo, do nobre, do bem.
Variando de expressão e de dimensão em todos os seres, é sempre o mesmo impulso divino que brota e se agiganta, necessitando do direcionamento que a razão oferece, a fim de superar as barreiras do ego e tornar-se humanista, humanitarista, plenificador, sem particularismo, sem paixão, livre como o pensamento e poderoso quanto à força da própria vida.

(De "Amor, imbatível amor", de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis)

9.

O PASSE
"Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças". (Mateus, 8:17).

Meu amigo, o passe é transfusão de energias físio-psíquicas, operação de boa vontade, dentro da qual o companheiro do bem cede de si mesmo em teu benefício.
Se a moléstia, a tristeza e a amargura são remanescentes de nossas imperfeições, enganos e excessos, importa considerar que, no serviço do passe, as tuas melhoras resultam da troca de elementos vivos e atuantes.
Traze detritos e aflições e alguém te confere recursos novos e balsamos reconfortantes.
No clima da prova e da angústia és portador da necessidade e do sofrimento.
Na esfera da prece e do amor um amigo se converte no instrumento da Infinita Bondade para que recebas remédio e assistência.
Ajuda o trabalho de socorro aqui mesmo com esforço da limpeza interna.
Esquece os males que te apoquentam, desculpa as ofensas de criaturas que te não compreendem, foge ao desânimo destrutivo e enche-te de simpatia e entendimento para com todos os que te cercam.
O mal é sempre a ignorância, e a ignorância reclama perdão e auxílio para que se desfaça, em favor da nossa própria tranqüilidade.
Se pretendes, pois, guardar as vantagens do passe que, em substância, é ato sublime de fraternidade cristã, purifica o sentimento e o raciocínio, o coração e o cérebro.
Ninguém deita alimento indispensável em vaso impuro.
Não abuses, sobretudo daqueles que te auxiliam. Não tomes o lugar do verdadeiro necessitado, tão-só porque os teus caprichos e melindres pessoais estejam feridos.
O passe exprime, também, gastos de forças e não deves provocar o dispêndio de energias do Alto com infantilidade e ninharias.
Se necessitas de semelhante intervenção recolhe-te à boa vontade, centraliza a tua expectativa nas fontes celestes do suprimento divino, humilha-te, conservando a receptividade edificante, inflama o teu coração na confiança positiva e, recordando que alguém vai arcar com o peso de tuas aflições, retifica o teu caminho, considerando igualmente o sacrifício incessante de Jesus por nós todos, porque de conformidade com as letras sagradas, "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças".

(De "Segue-me!...", de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Emmanuel
)

8.
Anjo

O anjo está perto.
Sim, muito perto.
Bem mais do que você imagina.
Ele está em seu coração.
E nada que você faça pode afastá-lo.
Nem mesmo o mal que você permite.
Porque ele vê a sua essência imperecível...
E opera por ordem de um Grande Amor.
Ah, o anjo nada espera de você.
Porque ele conhece sua jornada de muitas vidas.
Ele já viu você oscilar entre a Luz e as trevas do ego.
Sim, ele já viu isso, muitas vezes...
No entanto, ele sabe das coisas do Céu e da Terra.
E sabe que o tempo operará as devidas transformações...
Você pode ir e vir, mas o seu destino é a Luz.
E ele acompanhará o seu progresso.
O anjo não quer que você o adore.
Ele quer que você cresça!
E ele não precisa de preces ou evocações.
Porque é você que precisa disso, não ele.
E ele não falará com você, mas, sim, ao seu coração.
E isso na linguagem do Amor.
E, talvez, você sinta um contentamento secreto.
Sim, ele o guiará... De alguma maneira.
O anjo não pertence a grupo algum da Terra.
Ele vem do Alto, da Grande Fonte Imanente.
E ele não tem asas, pois o Amor o deixa leve e subtil.
E o seu corpo espiritual flutua naturalmente na Luz.
Então, de vez em quando, lembre-se dele, e agradeça.
Pela paciência e compreensão na jornada.
Não peça nada, pois ele sabe o que você precisa.
Apenas abra o coração e sintonize o Alto.
Ah, o anjo está perto, mais do que você imagina...

(Dedicado a Julia Blanque e aos leitores do seu livro, “Reencontro com Você”).
– Wagner Borges –



7.
Ser Feliz
Não julguem, não condenem, evitem grandes erros cometerem.
Pensem na justiça de Deus, que ensina e perdoa os filhos seus.
Tenham a esperança, a fé e a resignação. não desanimem e reflitam com a oração.
Do Pai Nosso, que traz o ensinamento, enviando palavras de amor e alento.
Perdoem e serão perdoados.
Amem e serão amados.
Auxiliem os que mais sofrem.
Não se juntem aos que “dormem” e deixam a vida apenas passar, recusando aos irmãos ajudar.
Construam com o amor, os belos jardins, com as rosas, orquídeas e perfumados jasmins.
Façam da Terra o planeta de luz, seguindo as palavras do Mestre Jesus.
Que reine a paz , e que a felicidade venha a existir com a prática da caridade!
Não julguem, não condenem, evitem grandes erros cometerem.
Pensem na justiça de Deus,que ensina e perdoa os filhos seus.
Tenham a esperança, a fé e a resignação.
Não desanimem e reflitam com a oração do Pai Nosso, que traz o ensinamento,
Enviando palavras de amor e alento.
Perdoem e serão perdoados.
Amem e serão amados.
Auxiliem os que mais sofrem.
Não se juntem aos que “dormem”
E deixam a vida apenas passar, recusando aos irmãos ajudar.
Construam com o amor, os belos jardins, com as rosas, orquídeas e perfumados jasmins.
Façam da Terra o planeta de luz, seguindo as palavras do Mestre Jesus.
Que reine a paz , e que a felicidade venha a existir com a prática da caridade!
Luísa

6.
Ser Feliz
Quantas vezes nós pensamos em desistir,deixar de lado, o ideal e os sonhos;
Quantas vezes batemos em retirada, com o coração amargurado pela injustiça;
Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade, sem ter com quem dividir;
Quantas vezes sentimos solidão, mesmo cercados de pessoas;
Quantas vezes falamos, sem sermos notados;
Quantas vezes lutamos por uma causa perdida;
Quantas vezes voltamos para casa com a sensação de derrota;
Quantas vezes aquela lágrima, teima em cair, justamente na hora que precisamos parecer fortes;
Quantas vezes pedimos a Deus um pouco de força, um pouco de luz;
E a resposta vem, seja lá como for, um sorriso, um olhar cúmplice, um cartãozinho, um bilhete, um gesto de amor;
E a gente insiste,
Insiste em prosseguir, em acreditar, em transformar, em dividir, em estar, em ser;
E Deus insiste em nos abençoar,
Em nos mostrar o caminho:
Aquele mais difícil,mais complicado, mais bonito.
E a gente insiste em seguir,por que tem uma missão...
SER FELIZ!



5.
Sabedoria
"...Pai! Dá-nos a serenidade para aceitar o que não podemos mudar, força e coragem para mudar o que é preciso e sabedoria para perceber as diferenças..." Francico de Assis

4.
Acreditar
A vida é justa, e todos os resultados que obtemos
são compatíveis com as decisões que tomamos.
Pelo amor ou pela desilusão, seremos sempre
conduzidos rumo à conquista da evolução.
Para que os nossos sonhos se concretizem, precisamos
confiar no que sentimos, pois agindo assim entraremos
em harmonia com as forças positivas, que nos
sintonizarão com as melhores escolhas.
Se ontem foi difícil, hoje já é um novo dia.
Seja mais dedicado à busca da transformação que
deseja, pois tudo é possível se continuarmos focados
naquilo que almejamos.
Acredite: por mais nebulosa que pareça sua travessia
se você agir com determinação, com certeza, alcançará
a realização.
Porque vencer na vida, é sim, o seu destino."

 
3. DIA CLARO
Nasceste no lar que precisavas, vestiste o corpo físico que merecias,
Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento.
Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais,
nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.
Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para tua realização.
Teus parentes, amigos são as almas que atraíste, com tua própria afinidade.
Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrai, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que
te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos e atitudes...
São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivêncial.
Não reclames nem te faças de vítima.
Antes de tudo,  analisa e observa.
A mudança está em tuas mãos.
Reprograma tua meta, busca o bem e viverás melhor
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,
qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Benção do Chico.
*Estarei com Deus, passarei pela tua casa e levarei todos os teus problemas, para
serem analisados pela espiritualidade maior, aguarde e confia.

"Mensagem Chico Xavier"

2. 

Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza.

1.

Diz o preguiçoso: "amanhã farei".
Exclama o fraco: "amanhã, terei forças".
Assevera o delinqüente: "amanhã, regenero-me".
É imperioso reconhecer, porém, que a criatura, adiando o esforço pessoal, não alcançou, ainda, em verdade, a noção real do tempo.
Quem não aproveita a bênção do dia, vive
distante da glória do século
.
Médium: Chico Xavier
Autor: Emmanuel